O QUE ROSA DIZ ?
Filme: Mar Adentro/ Mar Adentro. Rot. Alejandro Amenábar. Drama. Esp.
2004.
Fala de Rosa em espanhol:
"Buenos días, ¿vive aquí Ramón Sampedro?"
Será que existem motivos para levar alguém a reivindicar o fim da própria vida? "¿Quién soy yo para juzgar a los que quieren vivir? (Quem sou eu para julgar os que querem viver?), diz Ramón Sampedro, que está há muitos anos imobilizado por uma tetraplegia, e luta pelo direito de não querer mais viver. Para defender sua posição, ele faz uma petição à justiça, publica um livro sobre a questão, posiciona-se diante da igreja e leva o fato aos meios de comunicação de massa. Mexe com a opinião pública e com o sentimento das pessoas. Entre elas está Rosa, que sabendo da notícia por um programa de televisão resolve pegar a sua bicicleta e pedalar até a casa de Ramón.
➤espanhol-português: vivir
Literalmente, o verbo vivir quer dizer viver. Em espanhol, acrescenta o sentido de morar, residir, habitar: "Vivo en el segundo piso - Moro no segundo andar". Esses significados de vivir ‒ além de outros, como nas locuções 'vivir cantando', 'vivir trabajando', 'vivir cansado' etc. ‒ são compreendidos em função do contexto.
➤espanhol-português: vivir na fala de Rosa
No caso da pergunta de Rosa, qual a palavra mais adequada em português: viver ou morar? Levando em conta que o filme põe em cena a vida e a morte, o termo em espanhol 'vivir' imprime um toque a mais no enunciado de Rosa, incluindo os dois sentidos (viver e morar) ao mesmo tempo. Porém, tendo que optar por uma palavra ou outra, objetivamente, vivir se traduz por morar na fala de Rosa.